Líder do PT insiste em saber se Bolsonaro falou com Putin por telefone
Deputado Reginaldo Lopes questionou oficialmente o Itamaraty se presidentes brasileiro e russo se falaram por telefone no domingo (27/2)
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), não ficou satisfeito com os esclarecimentos do Palácio do Planalto sobre as recentes conversas entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin,
Nesta quarta-feira (2/3), o petista protocolou um requerimento de informação questionando oficialmente ao Ministério das Relações Exteriores se Bolsonaro e Putin conversaram por telefone no domingo (27/2).
Em uma coletiva de imprensa no domingo, no Guarujá (SP), Bolsonaro declarou que havia “conversado há pouco” com Putin e tratado de informações relativas à invasão à Ucrânia.
“Estive há pouco conversando com o presidente Putin, mais de duas horas de conversa. Tratamos de muita coisa, a questão dos fertilizantes foi das mais importantes. Obviamente ele falou alguma coisa sobre a Ucrânia, eu me reservo aí como segredo de não entrar em detalhes da forma como vocês gostariam”, disse o presidente brasileiro.
Após a fala, a Secretaria de Comunicação da Presidência esclareceu que a conversa à qual Bolsonaro se referiu na declaração seria a que ocorreu durante o encontro com Putin em 16 de fevereiro, em Moscou.
O esclarecimento do Planalto, reforçado pelo próprio Bolsonaro nas redes sociais, porém, não foi suficiente para convencer o líder do PT, que insistiu em questionar oficialmente o Itamaraty sobre o assunto.
“O momento crítico que hoje desafias as relações internacionais – envolvendo a Rússia e a Ucrânia, como também interesses brasileiros e de outros países, além do futuro da própria ordem mundial – não nos permite incertezas ou pouca transparência quanto à condução da política externa pelo Senhor Presidente da República”, justifica Lopes no requerimento.