Líder do PL quer discutir o VAR no Senado
Senador Carlos Portinho quer convidar presidente da CBF para debater projeto que cria regras para o VAR em jogos do futebol brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), quer discutir o VAR (sigla em inglês para o árbitro de vídeo das partidas de futebol) na Comissão de Esporte da Casa Legislativa.
Portinho pediu a audiência para tratar de um projeto de lei que cria o “Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro”, do qual ele é relator.
No caso, o projeto quer criar a obrigatoriedade de reproduzir, em todos os veículos de comunicação que estiverem transmitindo a partida de futebol, os vídeos e áudios da comunicação entre os árbitros e os árbitros de vídeo.
O requerimento para a audiência foi protocolado nesta quarta-feira (30/8). Dentre os convidados sugeridos por Portinho, estão nomes conhecidos do futebol brasileiro, como o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da entidade.
“Faz-se necessários dialogar para entender as consequências que poderia ocasionar a eventual aprovação da proposição. É imprescindível ponderar tanto os custos de implementação das medidas quanto uma massiva incongruência no sistema transnacional de regulamentação do futebol pela existência de uma regra a nível nacional para um esporte que é praticado a nível mundial”, justifica.