Líder do PL pede aval a Bolsonaro para disputar Senado no Rio
Líder do PL na Câmara procurou Jair Bolsonaro em busca de aval para concorrer ao Senado pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2026
atualizado
Compartilhar notícia
Líder do PL na Câmara, o deputado federal Altineu Côrtes (RJ) procurou Jair Bolsonaro nas últimas semanas em busca de aval do ex-presidente para concorrer ao Senado pelo Rio de Janeiro em 2026.
Nas próximas eleições gerais, duas vagas no Senado estarão em disputa por estado. No Rio, os dois senadores que precisam renovar seus mandatos são Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, ambos do PL.
A candidatura de Flávio à reeleição já é dada como certa. Portinho também deseja tentar reeleição, mas aliados de Bolsonaro dizem que ainda não está certo o apoio do ex-presidente a ele.
Bolsonaro também não deu uma resposta definitiva a Altineu. Nesta sexta-feira (29/11), os dois devem se encontrar durante almoço de confraternização de lideranças fluminenses em São Gonçalo (RJ).
E a sucessão de Cláudio Castro no Rio?
Como noticiou a coluna, alguns bolsonaristas do Rio passaram a defender, nos bastidores, o nome de Washington Reis (MDB) como candidato do grupo à sucessão do governador Cláudio Castro (PL) em 2026.
Ex-deputado federal e ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ), município da Baixada Fluminense, Washington Reis é, atualmente, secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio.
Em julho de 2024, o ex-prefeito chegou a ser alvo de uma operação da Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga a falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19.
Segundo a investigação, secretários da Prefeitura de Duque de Caxias teriam incluído, nos sistemas do Ministério da Saúde, registros falsos de vacinação de Washinton Reis e familiares.
Bolsonaro vê dificuldades no Rio em 2026
Segundo apurou a coluna, a sugestão do nome de Reis já foi levada a Jair Bolsonaro. O ex-presidente tem boa relação com o ex-prefeito, mas considera cedo lançar o nome dele agora ao governo do Rio.
Bolsonaro, como noticiou a coluna, vem admitindo que terá dificuldade para encontrar um candidato competitivo a governador para concorrer com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD).
Castro, vale lembrar, já se reelegeu em 2022 e, por isso, não poderá tentar um novo mandato de governador em 2026. Ele tem dito que não pretende concorrer a nenhum outro cargo.