Líder do governo Bolsonaro promete “oposição articulada” a Lula
Carlos Portinho diz que Lula terá pela frente oposição diferente da que enfrentou em seus primeiros mandatos como presidente da República
atualizado
Compartilhar notícia
Líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ) avisa que Lula terá pela frente uma oposição mais aguerrida no Congresso Nacional do que a que enfrentou em seus dois primeiros mandatos.
Na visão do senador, será uma oposição “articulada” e “de direita”, diferente da que o petista enfrentou ao suceder Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no Palácio do Planalto, em 2003.
“A verdade é que o Lula vai enfrentar uma oposição diferente. Não é uma oposição do FHC. É uma oposição articulada, de direita, um Congresso fortalecido. Esse é o campo, parece adverso, mas é o campo que ele vai ter que enfrentar. E é sobre isso que vamos construir o Senado Federal”, afirmou.
Lula derrotou Bolsonaro no segundo turno com 50,9% dos votos válidos. O atual presidente, no entanto, elegeu diversos aliados para a Câmara e o Senado, o que o garantiu uma bancada relevante no Congresso.
O PL, partido de Bolsonaro e de Portinho, terá a maior bancada do Senado, com 14 parlamentares, e na Câmara, com 99 deputados federais. A ideia dos senadores da sigla é usar essa força para tentar garantir o comando da Casa.