metropoles.com

Líder de Lula lembra que Bolsonaro trocou 3 vezes comando da Petrobras

Líder do governo Lula na Câmara saiu em defesa do Planalto e lembrou que Jair Bolsonaro trocou comando da Petrobras “três vezes” em um ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mário Agra/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado zé guimarães - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado zé guimarães - Metrópoles - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Líder do governo Lula na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) saiu em defesa do presidente da República, nesta terça-feira (14/5), após a notícia da demissão de Jean Paul Prates do comando da Petrobras.

Em discurso no plenário da Casa, Guimarães reagiu às críticas de bolsonaristas a Lula em razão da troca na presidência da estatal, lembrando que Jair Bolsonaro chegou a trocar “três vezes em um ano” o presidente da Petrobras.

“Estou achando incrível o pessoal aí. Estamos com uma herança maldita na Petrobras que vem do governo anterior. Aliás, o presidente deles demitiu o presidente da Petrobras em um ano três vezes”, disse Guimarães.

Ao longo de seus quatro anos de mandato no Planalto, Bolsonaro trocou quatro vezes o comando da Petrobras. O presidente da estatal mais longevo foi Roberto Castello Branco, que ficou no cargo entre janeiro de 2019 e abril de 2021.

Na sequência, Bolsonaro nomeou Joaquim Silva e Luna, que ficou até abril de 2022. José Mauro Ferreira Coelho ficou de abril até junho do mesmo ano. O último presidente da petroleira do governo Bolsonaro foi Caio Mário Paes de Andrade.

Em seu discurso no plenário da Câmara, Guimarães também questionou “qual é o problema” em trocar o presidente da Petrobras. O petista disse que “faz parte da rotina” do governo fazer a troca no comando de empresas públicas.

“Qual o problema nisso (trocar o comando da Petrobras)? Era gasolina a R$ 10. Essa é a herança de vossas excelências quando governaram a Petrobras. Porque não tinha nem presidente que durasse um ano. Faz parte da rotina. O presidente que tem poder de demitir e de nomear”, afirmou.

Demissão de Prates

Como mostrou a coluna, Lula decidiu nesta terça-feira demitir Prates da presidência da estatal. A substituta dele seráMagda Chambriard, ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) durante o governo Dilma Rousseff.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?