Líder da sigla de Bolsonaro quer pacificar relação com STF
Líder do PL na Câmara, deputado Altineu Cortês defende que parlamentares procurem ministros do STF para pacificar relação com Congresso
atualizado
Compartilhar notícia
Líder do PL de Jair Bolsonaro na Câmara, o deputado Altineu Cortês (PL-RJ) propôs a colegas parlamentares que a oposição procure ministros do STF para tentar pacificar a relação entre Legislativo e Judiciário.
O gesto seria uma tentativa de melhorar a relação entre os dois poderes, desgastada nas últimas semanas após o Supremo retomar uma série de julgamentos sobre temas que estavam em análise no Congresso Nacional.
Em protesto contra o que consideram ser uma “invasão” de competência do Supremo, várias frentes parlamentares e partidos da oposição, como o PL e o Novo, iniciaram uma obstrução geral na Câmara nesta semana.
Dois temas julgados pelo Supremo irritaram a oposição em especial: o marco temporal, declarado inconstitucional pela Corte, e a descriminalização do aborto, cujo julgamento ainda não foi concluído.
Na quinta-feira (28/9), o ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como novo presidente do STF. Nas próximas semanas, Lula indicará o substituto da ministra Rosa Weber na Corte.