metropoles.com

Líder da sigla de Bolsonaro quer CPI da Petrobras mesmo após renúncia

Líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ) defendeu à coluna que é preciso investigar por que José Mauro Coelho não renunciou antes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Plenário Câmara dos Deputados
1 de 1 Plenário Câmara dos Deputados - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A renúncia de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras nesta segunda-feira (20/6) não arrefeceu a articulação na base aliada do governo para instalar uma CPI na Câmara, a fim de investigar a gestão do executivo na estatal.

Mesmo após o anúncio da renúncia, o líder do partido do presidente Jair Bolsonaro na Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), disse à coluna manter a intenção de protocolar o pedido da CPI ainda nesta segunda.

Na avaliação do parlamentar, ao contrário do que alguns líderes da base aliada do governo pensam, a renúncia não esvazia os argumentos políticos para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

“Ao contrário. Por que o presidente José Mauro ficou até dar o aumento (do preço dos combustíveis)? Quis ficar bem com alguém? Com mercado!? Por que ele não renunciou antes”, questiona Côrtes.

Embora seja defendida pelo próprio Bolsonaro, a instalação da CPI não é consenso na base do governo. Como mostrou a coluna, alguns aliados do presidente tentam convencê-lo a desistir da ideia.

Em especial, esses aliados lembram ao chefe do Palácio do Planalto uma máxima do Congresso Nacional: sabe-se como começa uma CPI, mas não como termina.

José Mauro está “demissionário” do comando da Petrobras desde 23 de maio de 2022, quando o governo indicou Caio Mário Paes de Andrade como novo presidente da empresa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?