Líder recorre a Alckmin por socorro a empresas aéreas via BNDES
Líder do PSB pediu apoio de Geraldo Alckmin a PL que autoriza o uso do Fundo Nacional da Aviação Civil como garantia de empréstimos a aéreas
atualizado
Compartilhar notícia
Líder do PSB na Câmara, o deputado Felipe Carreiras (PE) procurou o vice-presidente Geraldo Alckmin em busca de apoio para aprovar um socorro financeiro às companhias áreas por meio do BNDES. O tema foi discutido por eles em uma reunião na quarta-feira (6/12), em Brasília.
Carreiras pediu apoio de Alckmin — e do governo, por consequência — ao projeto de lei que autoriza o uso do Fundo Nacional da Aviação Civil, abastecido com recursos públicos, como garantia de empréstimos do BNDES a empresas áreas. A proposta é de autoria do líder do PSB.
Na reunião, segundo apurou a coluna, Carreiras relatou a Alckmin que a situação das principais aéreas do Brasil hoje não é boa. Ele citou que a Gol, por exemplo, apresentou um programa de reestruturação nos últimos dias. Já a Latam saiu há pouco tempo da recuperação judicial.
Alckmin, de acordo com relatos, sinalizou apoio ao projeto. A proposta foi apresentada pelo líder do PSB em junho e foi anexada a outro projeto semelhante que já tem regime de urgência aprovado. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), porém ainda não marcou a data da votação.
Atualmente, o BNDES, que é presidido pelo petista Aloizio Mercadante, atua no setor aéreo principalmente com financiamento de aeronaves da Embraer para compradores, sejam eles companhias aéreas brasileiras ou estrangeiras, táxis aéreos ou operadores privados.