metropoles.com

Liberais da equipe econômica atacam reforma do Imposto de Renda

A principal crítica do grupo é de que, no balanço geral, a proposta vai levar a um aumento da carga tributária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/ Divulgação
Imposto de renda
1 de 1 Imposto de renda - Foto: Marcello Casal Jr/ Divulgação

Liberais do Ministério da Economia criticaram duramente a proposta de reforma do Imposto de Renda (IR) entregue nesta sexta-feira (25/6) pelo ministro Paulo Guedes ao Congresso Nacional.

Nos bastidores, o grupo classificou a proposta como uma “tragédia” e avaliou que ela significa uma “traição” do chefe da equipe econômica aos ideais liberais que sempre defendeu.

A principal crítica é de que, no balanço geral, a reforma do IR provocará um aumento da carga tributária total sobre a economia, principalmente para o setor empresarial brasileiro.

Embora proponha o aumento da faixa de isenção do IR para pessoas físicas e a redução gradual de alíquota para empresas, a reforma prevê a retomada da tributação de lucros e dividendos, com alíquota de 20%.

Tributação X produção

Para os liberais, a reforma desconsiderou o fato de que a carga tributária brasileira já é muito alta, a ponto de provocar redução da produção, sobre a qual incide a tributação.

Nesse contexto, a avaliação do grupo é de que o correto seria diminuir as alíquotas. Dessa forma, dizem, a produção cresceria e, mesmo com alíquotas tributárias menores, a arrecadação aumentaria.

Integrantes do grupo ressaltam que essa ideia de baixar alíquotas para aumentar a arrecadação é uma teoria da Escola de Chicago, onde o atual ministro da Economia fez pós-graduação.

Para esses integrantes do ministério, com a proposta entregue ao Congresso, Guedes “priorizou” a Receita Federal em detrimento aos ideais liberais. Procurado pela coluna, o ministro ainda não respondeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?