metropoles.com

Lewandowski: Sarrubbo aceitou convite para ser secretário de Segurança

Futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski confirmou à coluna que Sarrubbo aceitou convite para ser secretário de Segurança Pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Mario Luiz Sarrubbo e Ricardo Lewandowski
1 de 1 Mario Luiz Sarrubbo e Ricardo Lewandowski - Foto: Reprodução

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, confirmou à coluna que o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, aceitou o convite para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública da pasta.

“Convidei, e ele aceitou”, disse Lewandowski à coluna na tarde desta quarta-feira (17/1), por mensagem de texto.

O convite a Sarrubbo foi feito por Lewandowski em encontro na semana passada, em São Paulo. O ministro do STF Alexandre de Moraes, que é próximo do procurador, também participou da conversa.

Considerado “linha-dura” na área de segurança, o procurador terá de se aposentar do Ministério Público paulista, onde atua há mais de 30 anos, para assumir o cargo no Ministério da Justiça.

Como a coluna noticiou mais cedo, a escolha do procurador enfrenta resistência entre setores progressistas e da esquerda tanto de dentro quanto de fora do governo.

Lewandowski confirma número 2

Lewandowski também confirmou à coluna, nesta quarta, a escolha do advogado baiano Manoel Carlos de Almeida Neto como futuro secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Manoel conhece Lewandowski de longa data. Ele foi secretário-geral do STF quando o ministro presidiu a Corte. O advogado também foi braço direito de Lewandowski no TSE.

Até então, Manoel trabalhava como diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Na segunda-feira (15/1), porém, ele pediu desligamento da empresa para assumir como número 2 do Ministério da Justiça.

Mulher na Secretaria de Justiça

Para a Secretaria Nacional de Justiça, Lewandowski pretende nomear uma mulher. À coluna o ministro confirmou a intenção, mas disse ainda não ter batido o martelo sobre o nome.

A preferência por uma mulher atende a um pedido de Lula e da primeira-dama, Janja, que solicitaram a Lewandowski paridade de gênero na futura equipe na pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?