metropoles.com

Lewandowski adia decisão sobre a PRF para depois da posse

Ricardo Lewandowski só decidirá se troca ou mantém atual chefe da PRF depois que tomar posse no Ministério da Justiça oficialmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski
1 de 1 Ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, resolveu deixar para depois de sua posse a decisão de trocar ou manter o atual diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Oliveira.

Nos bastidores, porém, o entorno de Lewandowski tem feito elogios a Oliveira. Em conversas reservadas, auxiliares do novo ministro avaliam que Oliveira vem fazendo um “bom trabalho” à frente da corporação.

Oliveira, como noticiou a coluna, tem se movimentado nos bastidores para permanecer no cargo. Na terça-feira (23/1), ele participou de reunião de transição com Lewandowski e Flávio Dino na sede da pasta.

Baiano, Oliveira está no comando da PRF desde o início do terceiro governo Lula, por indicação de Dino. O policial, porém, não foi a primeira opção do atual ministro da Justiça de Lula.

O primeiro chefe da PRF anunciado por Dino na transição foi o policial Edmar Camata. Menos de 24h após o anúncio, porém, Dino voltou atrás por pressão de petistas, que acusaram Camata de ser “lavajatista”.

PF decidida

Diferentemente da PRF, Lewandowski já convidou o atual diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para permanecer no cargo. O convite foi aceito pelo delegado, como noticiou o Metrópoles.

O futuro ministro também já anunciou dois futuros secretários da pasta: Manoel Carlos de Almeida Neto, na Secretaria Executiva, e Mario Luiz Sarrubbo, no comando da Secretaria de Segurança Pública.

Assim como a PRF, os demais secretários do ministério só devem ser anunciados por Lewandowski após sua posse, marcada para 1º de fevereiro. Para a Secretaria Nacional de Justiça, o ministro procura uma mulher.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?