Lewandowski reforça Força Nacional em Roraima e no Rio Grande do Sul
Em portarias, ministro Ricardo Lewandowski envia Força Nacional para o Rio Grande do Sul e prorroga presença de agentes em Roraima
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto se prepara para retirar a Força Nacional da busca pelos dois fugitivos da Prisão de Segurança Máxima em Mossoró (RN), o Ministério da Justiça reforçará a presença dos agentes da corporação no Rio Grande do Sul e em Roraima.
Nesta quinta-feira (28/3), o ministério comandado pelo ministro Ricardo Lewandowski publicou duas portarias, tratando do envio e da prorrogação da presença da Força Nacional para os dois estados.
Os objetivos são diferentes. No Rio Grande do Sul, os agentes auxiliarão a Fundação Nacional do Índio (Funai) nas terras indígenas Cacique Doble e Passo Grande do Rio Forquilha.
Segundo a portaria, a FN ficará no estado por 90 dias. Em dezembro de 2023, o então ministro da Justiça, Flávio Dino, havia assinado uma portaria semelhante, pelo mesmo período de tempo, para as duas terras indígenas.
Já em Roraima, Ricardo Lewandowski decidiu prorrogar a presença da Força Nacional também por 90 dias nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, os mais afetados pelas ondas de imigrantes vindos da Venezuela.
A Força Nacional está em Roraima desde 2018. Na ocasião, 60 agentes desembarcaram no estado para ajudar com a chegada dos venezuelanos que fugiam do regime de Nicolás Maduro.