metropoles.com

Lewandowski deve frustrar aliados de Lula em ação sobre lei das estatais

Ministro Ricardo Lewandowski deve contrariar aliados de Lula e levar ao plenário do STF ação que tenta flexibilizar Lei das Estatais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Lula e Ricardo Lewandowski, em foto colorida
1 de 1 Lula e Ricardo Lewandowski, em foto colorida - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Ricardo Lewandowski sinalizou a colegas do STF que vai contrariar aliados de Lula e submeter ao plenário da Corte a ação de inconstitucionalidade ajuizada pelo PC do B questionando a Lei das Estatais.

Na ação, o partido pede para o ministro derrubar os dispositivos da lei que impõem uma quarentena de 36 meses para políticos assumirem cargos em conselhos e diretorias de empresas públicas.

Historicamente aliado a Lula, o PC do B protocolou a ação em 28 de dezembro de 2022, com a esperança de que Lewandowski daria uma decisão liminar monocrática ainda durante o recesso do Judiciário.

O ministro, porém, indicou a colegas do Supremo que o tema é delicado e, por isso, deve levar a ação para o plenário, sem decidir antes. A data do julgamento será decidida pela presidente da Corte, Rosa Weber.

Frustração

A decisão de Lewandowski, se confirmada, frustra também integrantes do Palácio do Planalto, que apostavam numa liminar do ministro sobre o tema para destravar a indicação de aliados para estatais.

Uma das indicações “penduradas” é a do ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara para a presidência do Banco do Nordeste. O convite para ele assumir o posto foi formalizado por Lula na quarta-feira (7/2).

Congresso

Além do STF, o governo tenta convencer o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a por um projeto que flexibiliza a Lei das Estatais em votação. O senador mineiro, porém, resiste.

A legislação em vigor exige que dirigentes partidários cumpram quarentena de pelo menos 36 meses antes de serem nomeados para postos em empresa estatais.

Projeto já aprovado pela Câmara a toque de caixa em dezembro de 2022 e que aguarda votação pelos senadores reduz esse prazo para 30 dias.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?