metropoles.com

Kim Kataguiri quer tornar crime atraso na indicação para PGR

Projeto de Kim Kataguiri tipifica como crime de responsabilidade de presidentes da República a “protelação” da indicação do chefe da PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida do deputado kim kataguiri sorrindo de óculos na câmara dos deputados - metrópoles
1 de 1 Foto colorida do deputado kim kataguiri sorrindo de óculos na câmara dos deputados - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) apresentou um projeto de lei na Câmara para criar uma nova modalidade de crime de responsabilidade para presidentes da República: o de “protelação” da indicação do procurador-geral da República.

A proposta foi protocolada pelo parlamentar na quinta-feira (9/11). Segundo o projeto, o presidente cometerá crime de responsabilidade se postergar por “mais de 30 dias” a indicação ou se protelar a nomeação por mais de cinco dias após a aprovação do indicado pelo Senado.

Se a lei já estivesse valendo, ela poderia ser usada contra o presidente Lula, que segura há mais de um mês a indicação do novo chefe da PGR. O mandato de Augusto Aras como procurador-geral da República acabou desde o último dia 26 de setembro.

Na justificativa do projeto, Kim Kataguiri admite que a proposta foi apresentada justamente por causa do atraso de Lula na nomeação do sucessor de Aras.  Para o deputado, a demora na indicação do novo chefe da PGR seria uma “estratégia política”.

“Trata-se de uma jogada política não republicana que demonstra um enorme desrespeito a uma instituição fundamental para manutenção do regime democrático e defesa da ordem jurídica, razão pela qual deve ser considerado crime de responsabilidade contra o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário”, diz o parlamentar.

Lula está “muito perto” de decidir

Lula, como noticiou a coluna na quinta, está “muito perto” de anunciar seu escolhido para a PGR. Após o presidente receber pelo menos cinco “candidatos” à vaga, auxiliares do petista avaliam que a disputa se afunilou no nome de três subprocuradores.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?