metropoles.com

“Kids pretos”: TCU investigará gastos de grupo que queria matar Lula

A pedido de deputada do PSol, TCU deve investigar gastos com “kids pretos”, grupo de militares envolvidos em plano para matar Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Marinha do Brasil realizar exercício militar no Centro de Instrução de Formosa CFI. A Operação Formosa 3 mil militares das três Forças Armadas brasileiras exército Metrópoles 25
1 de 1 Marinha do Brasil realizar exercício militar no Centro de Instrução de Formosa CFI. A Operação Formosa 3 mil militares das três Forças Armadas brasileiras exército Metrópoles 25 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Após a bancada do PSol na Câmara pedir a extinção dos chamados “kids pretos”, uma deputada da sigla pediu ao TCU que apure os gastos das Forças Armadas com o grupo, envolvido na tentativa de golpe de estado em 2022.

A representação foi feita pela deputada Luciene Cavalcante (PSol-SP) e enviada ao presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, na terça-feira (17/12). Ela quer que a Corte investigue os gastos do grupo antes do 8 de janeiro de 2023.

3 imagens
Deputada Luciene Cavalcante (PSOL) pediu ao TCU que investigue gastos dos "kids pretos"
TCU pode investigar gastos das Forças Armadas com grupo "kids pretos"
1 de 3

Oficiais são acusados de tramar morte de Lula, Moraes e Alckmin

Reprodução
2 de 3

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL) pediu ao TCU que investigue gastos dos "kids pretos"

Câmara dos Deputados
3 de 3

TCU pode investigar gastos das Forças Armadas com grupo "kids pretos"

Felipe Menezes/Metrópoles

Na peça, a parlamentar do PSol alega que o grupo dos “kids pretos” tem um “histórico significativo de apropriação de recursos públicos”, cujos impactos financeiros “ainda não foram integralmente auditados”.

Assim, diz a deputada, os recursos públicos utilizados por militares do grupo podem ter sido usados em “ações que atentaram contra a democracia brasileira”, conforme revelado pelas investigações da Polícia Federal.

“Ainda mais grave é a possibilidade de que esses recursos tenham contribuído para ações que culminaram na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2022, fato que agrava o desvio de finalidade ao vincular o uso de dinheiro público a atos contrários à ordem democrática. A opacidade em relação a esses gastos, somada aos indícios de envolvimento dos “Kids Pretos” nas movimentações investigadas pela Polícia Federal, reforça a necessidade de apuração rigorosa”, diz a deputada na representação.

Quem são os “kids pretos”

Com o lema “qualquer missão, a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer maneira”, os “kids pretos” são militares da unidade de elite do Exército Brasileiro: o Comando de Operações Especiais (Copesp), em Goiânia (GO).

O apelido é derivado dos gorros de cor preta que eles usam nas operações. Os “kids pretos” recebem treinamento especial para participar de missões sigilosas e arriscadas.

Parte do grupo, como o general da reserva Mario Fernandes, é investigado pelo suposto golpe após as eleições de 2022 e por um possível plano para matar o então presidente eleito Lula.

Outros “kids pretos” presos recentemente em operações da PF foram o tenente-coronel Helio Ferreira Lima; o major Rodrigo Bezerra Azevedo; e o major Rafael Martins de Oliveira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?