Kassab alfineta Lira em reunião com deputados do PSD
Gilberto Kassab fez crítica a Arthur Lira em reunião com a bancada do PSD na qual retirou candidatura de Antonio Brito ao comando da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente do PSD, Gilberto Kassab alfinetou Arthur Lira (PP-AL) durante a reunião com deputados do partido nesta quarta-feira (13/11), na qual a bancada retirou a candidatura de Antonio Brito (PSD-BA) ao comando da Casa.
Segundo relatos, apenas Kassab e Brito falaram no encontro. Em sua fala, o presidente do PSD reclamou do fato de Lira ter negociado relatorias na Câmara diretamente com os deputados, sem passar por Brito, que é o líder da sigla.
Kassab, no entanto, disse que, fora essa questão das relatorias, não tinha mais nada a reclamar do atual presidente da Câmara, de acordo com relatos dos parlamentares presentes à reunião.
Aliados de Brito e Kassab ressaltam que esse entendimento entre Lira e o presidente do PSD foi decisivo para o partido retirar a candidatura de Brito e anunciar apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB).
O que o PSD de Kassab deve levar
Segundo apurou a coluna, em troca da desistência de Brito, o PSD vai levar um cargo na mesa diretora da Câmara — possivelmente a quarta secretaria, que é responsável pelos apartamentos funcionais e auxílio-moradia.
A legenda também deve manter tanto o comando da Corregedoria da Câmara quanto as presidências de duas comissões temáticas da Casa: a de Minas e Energia e a de Turismo.
O partido de Kassab acordou ainda a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) no ano de 2026, que analisará o Orçamento da União de 2027, primeiro ano do governo que será eleito em 2026.