metropoles.com

Justiça barra candidatura do genro de Lula em Sergipe

Advogado Danilo Sampaio, companheiro da filha mais velha de Lula, teve registro de sua candidatura a prefeito barrado pela Justiça Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Danilo Sampaio, Lula e Lurina
1 de 1 Danilo Sampaio, Lula e Lurina - Foto: Divulgação

Companheiro de Lurian, filha mais velha do presidente Lula, o advogado Danilo Sampaio (PT) teve sua candidatura a prefeito de Barra dos Coqueiros (SE) barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Sergipe (TRE-SE).

A decisão foi tomada pela Corte Eleitoral na noite dessa segunda-feira (23/9). Na decisão, o TRE de Sergipe entendeu que Danilo tem uma relação estável com Lurian, o que impede a candidatura do advogado.

3 imagens
Genro de Lula, Darian Segundo, assina filiação ao PT
Deputado cobra apuração de manobra fiscal de Lula para pagamentos a estudantes
1 de 3

Danilo Sampaio, Lula e Lurina

Divulgação
2 de 3

Genro de Lula, Darian Segundo, assina filiação ao PT

3 de 3

Deputado cobra apuração de manobra fiscal de Lula para pagamentos a estudantes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

A Constituição Federal veta que cônjuges e parentes de até o segundo grau do presidente da República, de governadores e prefeitos concorram a cargo eletivo. Reeleições são permitidas.

Danilo argumentou que, apesar de sua relação com Lurian, não há ainda união estável entre os dois. Assim, ele poderia concorrer à eleição em Barra dos Coqueiras. Em primeira instância, ele obteve uma decisão favorável.

No julgamento no TRE-SE, o relator do caso, juiz Breno Bergson Santos, também teve um entendimento favorável ao petista. A maioria da Corte, entretanto, entendeu que as postagens e notícias seriam provas de uma união estável.

Genro de Lula irá recorrer

A defesa de Danilo agora aguarda o acordão do Tribunal Regional Eleitoral para definir se recorre à própria Corte sergipana ou se vai direto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em nota, os advogados do candidato petista ainda reforçaram que estão “em absoluta convicção de que Danilo e Lurian não convivem sob o regime de união estável” e que não há impedimento a sua candidatura.

“A defesa informa e ratifica ainda que tem absoluta convicção de que Danilo e Lurian não convivem sob o regime de união estável, de sorte que não há qualquer óbice jurídico à candidatura de Danilo à Prefeitura do Município de Barra dos Coqueiros”, afirma a defesa do candidato

Aposta na candidatura

O PT aposta que o genro de Lula tem grandes chances de se eleger prefeito de Barra dos Coqueiros.

O partido de Lula colocou R$ 159,8 mil do fundo eleitoral na campanha de Danilo. O mandante representa 100% do que o advogado pode utilizar na campanha para a eleição na cidade sergipana.

Como mostrou a coluna, Danilo declarou um patrimônio de R$ 300 mil. Entre suas promessas de campanha, está a construção de um hospital que terá como homenagem o nome da mãe de Lula, Eurídice Ferreira de Mello.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?