Juscelino Filho e Planalto disputam entidade com R$ 3 bi de orçamento
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho disputa com integrantes do Planalto comando de entidade criada para levar internet às escolas
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e integrantes do Palácio do Planalto disputam, nos bastidores, o comando de uma entidade criada para levar internet a escolas públicas de educação básica.
O cargo em disputa é o de presidente da Eace (Entidade Administradora da Conectividade de Escolas). O órgão foi criado em 2022 para gerir o programa “Aprender Conectado”.
A entidade é composta pelas operadoras privadas Algar Telecom, Claro, Tim, e Vivo e tem orçamento de R$ 3,1 bilhões. Os recursos são oriundos do edital do leilão 5G realizado pelo governo.
Nomes em disputa
Segundo apurou a coluna, Juscelino tenta emplacar no comando da Eace o analista Flávio Ferreira dos Santos, atual diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banco de Brasília (BRB).
Já integrantes da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), ministério com assento no Planalto, querem emplacar na presidência da entidade Jhon Ribeiro, atual assessor do ministro Alexandre Padilha na pasta.
Juscelino já apresentou seu indicado aos representantes das operadoras em uma reunião no início de setembro. O movimento levou as empresas a consultarem o Planalto para saber se o governo apoia a indicação.
Embora tenham consultado ministros palacianos, as teles têm evitado tomar partido na disputa, para não se indispor com nenhum dos lados. A tendência é que o imbróglio seja levado para Lula decidir.
Enquanto a disputa não é resolvida, a Eace segue presidida pela jornalista Paula Martins. Ela comanda a entidade de forma efetiva desde fevereiro de 2023. Antes disso, já ocupava a presidência interinamente desde dezembro.