metropoles.com

Juíza auxiliar de Rosa Weber quer a vaga da ministra no STF

Juíza auxiliar de Rosa Weber no CJ busca apoio, nos bastidores, para ser indicada pelo presidente Lula para a vaga da ministra no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fellipe Sampaio/STF
Imagem colorida da minista Rosa Weber no plenário do STF - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da minista Rosa Weber no plenário do STF - Metrópoles - Foto: Fellipe Sampaio/STF

Auxiliar de Rosa Weber na presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a juíza Amini Haddad entrou na disputa pela vaga da ministra no Supremo Tribunal Federal (STF).

A magistrada intensificou as articulações nas últimas semanas, após virem à tona notícias de que o presidente Lula passou a considerar a indicação de uma mulher para a sucessão de Rosa.

A juíza tem se movimentado junto a integrantes do Judiciário e auxiliares de Lula. Entre elas, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, com quem Amini trabalhou na elaboração da Lei Maria da Penha.

Juíza Amini Haddad - Mtrópoles
Juíza Amini Haddad

O nome da magistrada já foi oficialmente sugerido a Lula por meio de uma carta enviada no fim de julho pela Associação Brasileira de Mulheres das Carreiras Jurídicas (ABMCJ), da qual a juíza faz parte.

Amini tem 49 anos de idade e é juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) há 24 anos. Ela tem atuação voltada na pauta dos direitos humanos e da equidade de gênero.

Embora a magistrada seja juíza auxiliar de Rosa Weber no CNJ, auxiliares da atual presidente do STF dizem que a ministra não vai apadrinhar nenhuma indicação para sua própria sucessão.

Outras cotadas

Rosa Weber se aposentará no fim de setembro. Além de Amini, outras magistradas e juristas se articulam, nos bastidores, para ser indicadas por Lula para a vaga da presidente do Supremo.

Entre elas, estão a ministra do STJ Regina Helena Costa, a desembargadora do TRF-2 Simone Schreiber e as advogadas Vera Lúcia Santana, Dora Cavalcanti e Carol Proner.

Como noticiou a coluna, antes de decidir o substituto de Rosa Weber, Lula pretende definir o sucessor de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?