metropoles.com

Juiz que mandou prender Milton Ribeiro já deu decisão contra Bolsonaro

O mesmo magistrado também decretou o bloqueio de bens do ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) em 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro da Educação, Milton Ribeiro caminha com o presidente Bolsonaro em rampa no Planalto em cerimônia de assinatura do reajuste do piso salarial dos professores do ensino básico. Eles estão de costas - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Educação, Milton Ribeiro caminha com o presidente Bolsonaro em rampa no Planalto em cerimônia de assinatura do reajuste do piso salarial dos professores do ensino básico. Eles estão de costas - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Responsável pelo mandado de prisão expedido contra o ex-ministro Milton Ribeiro, o juiz federal Renato Borelli já proferiu decisões contra políticos como o presidente Jair Bolsonaro e o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos).

Em junho de 2020, auge da pandemia no Brasil, o magistrado concedeu uma liminar obrigando o atual chefe do Palácio do Planalto a usar máscaras em locais públicos de Brasília, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

A determinação de Borelli atendeu a uma ação civil pública movida por um advogado da capital federal. Na época, o uso de máscaras era obrigatório na cidade, mas Bolsonaro se recusava a usar o equipamento.

Antes disso, em julho de 2018, o juiz decretou o bloqueio de bens de Crivella, em ação de improbidade administrativa relacionada a um contrato do Ministério da Pesca, quando o ex-prefeito foi ministro.

Ambas as decisões de Borelli, tanto contra Bolsonaro quanto contra Crivella, acabaram derrubadas na sequência por desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que tem sede em Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?