metropoles.com

Voto de Jaques Wagner a favor de PEC irrita ministros de Lula e do STF

Avaliação no Planalto é que, ao votar a favor da PEC, Jaques Wagner levou governo para dentro da briga entre Senado e STF

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Sen Jaques Wagner
1 de 1 Sen Jaques Wagner - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O voto do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), a favor da PEC que limita decisões monocráticas do STF irritou, e muito, ministros da Corte e do próprio governo Lula.

A avaliação de integrantes do Palácio do Planalto é que, ao votar pela aprovação da proposta, o petista colocou o governo dentro da guerra entre Senado e Supremo.

No STF, o voto de Wagner foi visto como uma “traição”, sobretudo por ajudar a consolidar uma vitória do bolsonarismo, principal articulador da PEC contra a Corte.

Wagner justifica voto

Após a repercussão negativa, Wagner procurou ministros para justificar seu voto. Ele alegou ter votado a favor após Rodrigo Pacheco dizer que teria feito um acordo com o STF.

A desculpa, porém, não foi bem aceita nem entre ministros do governo, nem do Supremo, que negam ter feito qualquer acordo com senadores em relação à PEC.

Para evitar danos ainda maiores na relação entre governo e STF, ministros palacianos passaram a reforçar a mensagem de que o voto de Jaques foi “pessoal”.

“O líder do governo deixou claro durante a votação de que a orientação era liberar a bancada. Foi um voto pessoal”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa, à GloboNews.

No Palácio Planalto, a ordem é insistir no discurso de que a PEC nunca foi tema do governo e, por esse motivo, não teria sequer sido debatida internamente.

Ministros descartam saída de Wagner

Apesar do incômodo com o voto de Wagner, ministros de Lula avaliam que o presidente não trocará o líder do governo neste momento, sobretudo pela forte ligação de ambos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?