Após jantar com Gilmar, Lula decide procurar outros ministros do STF
Após jantar na casa de Gilmar Mendes na segunda-feira, presidente Lula avisou a auxiliares que vai procurar outros ministros do STF e STJ
atualizado
Compartilhar notícia
Após participar de um jantar com quatro ministros do STF na segunda-feira (15/4), o presidente Lula avisou a auxiliares que vai procurar outros magistrados da Corte e até do STJ para dialogar.
Segundo auxiliares de Lula, o petista pretende marcar conversas com ministros como Luís Roberto Barroso, atual presidente do Supremo, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Na segunda, Lula jantou com os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. O jantar aconteceu na casa de Gilmar e ocorreu a convite dos magistrados.
O presidente da República foi ao encontro acompanhado de dois de seus ministros: Ricardo Lewandowski, atual titular da Justiça, e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU).
Ministros fazem apelo a Lula
No jantar, os ministros da Corte fizeram um apelo para que o governo saia em defesa do STF em meio ao embate da Corte com integrantes do Congresso Nacional, sobretudo da direita.
A avaliação dos magistrados é de que o Supremo tem sido o principal ator na contenção dos excessos e ações golpistas da direita, o que coloca a Corte na mira do Congresso.
Apesar do apelo dos ministros do STF, Lula não tem demonstrado a aliados intenção de se envolver na briga entre Legislativo e Judiciário, para não dragar o governo para dentro da crise.