Itamaraty: funcionário búlgaro furtou carro apreendido com cocaína
Em nota, Itamaraty confirmou que veículo oficial da embaixada na Bulgária foi apreendido com cocaína e disse ter demitido funcionário
atualizado
Compartilhar notícia
O Itamaraty confirmou, nesta quinta-feira (26/10), que um veículo oficial da embaixada do Brasil na Bulgária foi apreendido na fronteira com a Turquia transportando cocaína.
Em nota, a pasta informou que o carro foi furtado das dependências da embaixada por um funcionário búlgaro, sem a participação de nenhum diplomata brasileiro.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse que o funcionário já foi demitido por justa causa e ressaltou que a embaixada está colaborando com as investigações.
“O Itamaraty confirma o incidente envolvendo veículo da Embaixada do Brasil em Sófia (capital da Bulgária). O carro foi furtado das dependências da embaixada por um dos seus funcionários contratados locais, sem a participação de qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileiro. O contratado local, de nacionalidade búlgara, foi demitido por justa causa. O Ministério das Relações Exteriores, por meio das Embaixadas do Brasil em Sófia e em Ancara, está em contato com autoridades locais, colabora com as investigações e espera que o crime seja apurado prontamente”, diz a nota do Itamaraty.
Mais cedo, a embaixada brasileira na Bulgária já tinha emitido um comunicado, informando apenas que havia reportado às autoridades locais a “falta” de um de seus veículos oficiais, retirado “sem autorização”.
Segundo sites búlgaros, o veículo foi apreendido no posto de controle de Kapıkule, carregando cerca de 55 kg de cocaína. Por enquanto, não há informações de quem conduzia o carro.
Cocaína em avião da FAB
Em 2019, o sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues foi preso em Sevilha, na Espanha, transportando 37 kg de cocaína em um voo da FAB que levava parte da comitiva do então presidente Jair Bolsonaro.