metropoles.com

Itamaraty chama embaixadores e se desculpa por episódio racista no Rio

Filhos de diplomatas acusam PMs do Rio de fazer abordagem com cunho racista, o que fez Itamaraty apresentar desculpas a Gabão e Burkina Faso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Itamaraty
1 de 1 Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Itamaraty chamou os embaixadores do Gabão e de Burkina Faso para pedir desculpas oficiais em nome do governo brasileiro por uma abordagem de cunho racista da Polícia Militar do Rio de Janeiro a filhos dos diplomatas.

Os embaixadores dos dois países africanos foram recebidos na sede do Ministério das Relações Exteriores, na manhã desta sexta-feira (5/7), pelo chefe do cerimonial do Itamaraty, embaixador Mauro Furlan, que transmitiu o pedido de desculpas.

Os diplomatas denunciaram que os PMs do Rio teriam feito uma abordagem racista a um grupo de adolescentes negros — entre eles, os filhos dos embaixadores do Gabão e de Burkina Faso — na quinta-feira (4/7), no bairro de Ipanema.

A ação policial foi registrada por uma câmera de segurança de um edifício. As imagens mostram os agentes saindo da viatura apontando a arma para os jovens e os abordando de forma truculenta.

Os policiais mandaram o grupo encostar na parede e revistaram cada um. Eles só foram liberados após um adolescente branco dizer que eles são estrangeiros, moram em Brasília e que estavam no Rio a turismo.

O que diz a PM do Rio

A Polícia Militar fluminense informou que os agentes envolvidos na ação usavam câmeras corporais e que as imagens serão analisadas pela corregedoria da corporação para constatar se houve algum excesso.

A PM ainda reforçou que a Ouvidoria está à disposição dos cidadãos que se sentirem ofendidos para a formalização de denúncias por meio do telefone (21) 2334-6045 ou e-mail ouvidoria_controladoria@pmerj.rj.gov.br. O anonimato é garantido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?