metropoles.com

Itamaraty acredita em acordo Mercosul-UE mesmo após fala de Macron

Diplomatas brasileiros lembram que presidente francês sempre foi contra acordo Mercosul-UE e dizem que Comissão Europeia mantém interesse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images
Foto colorida do presidente da França, Emmanuel Macron, com a testa franzida - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da França, Emmanuel Macron, com a testa franzida - Metrópoles - Foto: Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images

Integrantes do Itamaraty minimizaram, nas últimas horas, o impacto da declaração dada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, sobre o acordo entre União Europeia e Mercosul.

Em entrevista durante a a COP28 em Dubai, no fim de semana, Macron disse ser contra o acordo de livre comércio entre os dois blocos, o qual classificou como “contraditório” e “antiquado”.

À coluna, diplomatas brasileiros ouvidos sob reserva lembraram que Macron “sempre foi contra” o acordo e ressaltaram que, apesar da fala, as negociações continuam.

“A Comissão Europeia mantém o interesse”, afirmou à coluna um embaixador que acompanha de perto as tratativas para o acordo entre os dois blocos.

Os diplomatas brasileiros admitem, porém, que será difícil fechar o acordo nesta semana, antes da posse do novo presidente da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, crítico do Mercosul.

Segundo um embaixador ouvido pela coluna, as tratativas devem prosseguir tão logo o novo governo argentino assuma. A posse de Milei está marcada para o domingo (10/12).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?