metropoles.com

Irritado, Lula quer que Foro de São Paulo reaja a Ortega

Presidente Lula quer que Foro de São Paulo aprove, nesta semana, resolução condenando violações promovidas por Daniel Ortega na Nicarágua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Brasil
Imagem colorida com bandeira do Brasil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em coletiva na França
1 de 1 Imagem colorida com bandeira do Brasil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em coletiva na França - Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Lula disse a auxiliares estar bastante “irritado” com a postura do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, pela série de violações aos direitos humanos que vem ocorrendo naquele país.

Segundo ministros do governo, o incômodo é tamanho que Lula sugeriu que o Foro de São Paulo aprove, na reunião que fará nesta semana em Brasília, alguma resolução condenando as violações na Nicarágua.

O Foro de São Paulo é uma organização que reúne partidos políticos e organizações de esquerda, entre eles o PT. O grupo fará seu 26º encontro a partir desta quinta-feira (29/6), em Brasília.

Lula já confirmou presença na cerimônia de abertura da reunião, que terá ainda a participação de representantes da Frente Sandinista de Libertação Nacional, da qual Ortega é o principal líder.

Mudança de postura

Segundo auxiliares, a irritação de Lula com o ditador foi um dos motivos que levaram o Brasil a mudar de posição em relação à Nicarágua em recente reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Na sexta-feira (23/6), o Brasil endossou resolução da OEA pedindo que o país “cesse toda violação dos direitos humanos e respeite os direitos civis e políticos, como as liberdades religiosas e o Estado de Direito”.

A adesão surpreendeu outros países. Isso porque, em março, diplomatas brasileiros tinham permanecido em silêncio durante o Conselho de Direitos Humanos da ONU que tratou sobre a Nicarágua.

Também como parte dessa mudança de postura, Lula criticou Ortega por prender bispos da Igreja Católica. A crítica foi feita na quinta-feira (22/6), em Roma, um dia após reunião do petista com o papa Francisco.

Diplomatas brasileiros ressaltam que, apesar da irritação, Lula segue defendendo que é preciso manter o diálogo aberto com Ortega, sem fechar as portas, como outros países têm feito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?