metropoles.com

Irritado, Bolsonaro liga para dar bronca em Mario Frias

Presidente ficou irritado com revelação de que secretário da Cultura gastou R$ 39 mil em viagem a NY, com direito a voo em classe executiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bolsonaro e Mário Frias secretário de Cultura do governo Bolsonaro. Bolsonaro usa terno preto, camiseta clara e gravata estampada. Mário usa terno azul-marinho, gravata azul-marinho e camiseta clara- Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro e Mário Frias secretário de Cultura do governo Bolsonaro. Bolsonaro usa terno preto, camiseta clara e gravata estampada. Mário usa terno azul-marinho, gravata azul-marinho e camiseta clara- Metrópoles - Foto: Reprodução

A revelação de que o secretário especial da Cultura do governo federal, Mario Frias, gastou R$ 39 mil numa viagem a Nova York, com direito a viagem em classe executiva, irritou profundamente o presidente Jair Bolsonaro.

Nas palavras de um auxiliar presidencial, Bolsonaro ficou uma “fera” ao saber que o secretário gastou o montante de dinheiro público para se encontrar com o lutador de jiu jitsu aposentado Renzo Gracie, em dezembro de 2021.

Segundo apurou a coluna, o presidente ligou para Frias no sábado (12/2), para dar uma bronca. Na ligação, aproveitou e informou diretamente que, por sua ordem, estava cancelada a viagem do secretário à Rússia e à Hungria.

Frias e outros quatro integrantes da Secretaria de Cultura acompanhariam Bolsonaro na viagem a Moscou e Budapeste, realizada na semana passada. Na sequência, os quatro iriam para Varsóvia, na Polônia, para uma agenda da secretaria.

Oficialmente, a Secretaria da Cultura informou que a viagem foi cancelada por “orientação da Presidência”, que solicitou a redução da comitiva de todos os ministérios que iriam para as agendas na Rússia e Hungria.

Pressão de outros ministros

A coluna apurou que Bolsonaro já tratou da situação de Mario Frias com o ministro do Turismo, Gilson Machado, a quem a Secretaria da Cultura está subordinada. O ministro e o secretário têm relação conturbada.

Além de Gilson Machado, Frias enfrenta duras críticas de militares que atuam no governo e até de parlamentares e apoiadores da chamada ala ideológica.

Apesar da pressão, ministros palacianos dizem que Bolsonaro não pretende exonerar Frias agora, para evitar um “estresse desnecessário”. O secretário já decidiu deixar o cargo até o fim de março para disputar as eleições de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?