Instalado, Conselho de Ética da Câmara está parado há um mês
Conselhos de Ética da Câmara e do Senado foram instalados há mais de um mês, mas nenhuma reunião para apreciar representações foi realizada
atualizado
Compartilhar notícia
Instalados há mais de mês e com seus respectivos presidentes eleitos, os conselhos de Ética da Câmara dos Deputados e do Senado não realizaram qualquer reunião desde então.
Na Câmara, embora ao menos 14 representações já tenham sido protocoladas, a única sessão foi realizada em 19 de abril, para eleger o deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA) como presidente.
À coluna, Leur Lomanto disse não ter convocado reuniões do conselho até agora porque a Mesa Diretora da Casa ainda não enviou nenhuma das representações ao colegiado.
A expectativa, de acordo com o presidente do Conselho de Ética da Câmara, é de que as representações comecem a ser liberadas na próxima semana pela Mesa Diretora.
Senado
Já no Senado, a primeira e única reunião do Conselho de Ética aconteceu em 28 de março, quando o senador Jayme Campos (União-MT) foi reeleito para a presidência do colegiado.
Antes disso, a última sessão do conselho tinha acontecido em setembro de 2019. Desde então, o colegiado segue sem funcionar e sem apreciar representações contra senadores.
Uma das representações que aguardam deliberação é contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), por bolar um suposto plano para espionar o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Procurado pela coluna para comentar a ausência de reuniões, Jayme Campos prometeu marcar uma sessão do colegiado nos próximos dias. O senador, porém, não cravou uma data específica.