Haddad e Rui participam da reunião de Lula com presidente da Petrobras
Presidente Lula recebe presidente da Petrobras nesta segunda-feira (11/3) para discutir crise envolvendo pagamento de dividendos da estatal
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula se reúne na tarde desta segunda-feira (11/3), no Palácio do Planalto, com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para discutir a mais recente crise envolvendo a estatal.
Segundo apurou a coluna, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, também participam da reunião, embora seus nomes não constem na agenda oficial de Lula.
O objetivo do encontro é discutir a repercussão negativa criada com a decisão da Petrobras de não pagar dividendos extraordinários a acionistas, anunciada pela estatal na semana passada.
Como vem noticiando o Metrópoles, a retenção de 100% dos dividendos extraordinários da petrolífera derrubou as ações da estatal, que perdeu mais de R$ 55 bilhões em valor de mercado só na sexta-feira (8/3).
Disputa no governo
A crise foi motivada por uma disputa dentro do próprio governo. De um lado, Prates defendia distribuir aos acionistas 50% dos recursos que sobraram no caixa após o pagamento dos dividendos regulares.
Na outra ponta, Rui Costa o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendiam reter esse dinheiro em um fundo de reserva; tese que acabou vencedora, por decisão de Lula.