metropoles.com

Haddad e Rui participam da reunião de Lula com presidente da Petrobras

Presidente Lula recebe presidente da Petrobras nesta segunda-feira (11/3) para discutir crise envolvendo pagamento de dividendos da estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fernando Haddad
1 de 1 Fernando Haddad - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Lula se reúne na tarde desta segunda-feira (11/3), no Palácio do Planalto, com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para discutir a mais recente crise envolvendo a estatal.

Segundo apurou a coluna, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, também participam da reunião, embora seus nomes não constem na agenda oficial de Lula.

O objetivo do encontro é discutir a repercussão negativa criada com a decisão da Petrobras de não pagar dividendos extraordinários a acionistas, anunciada pela estatal na semana passada.

Como vem noticiando o Metrópoles, a retenção de 100% dos dividendos extraordinários da petrolífera derrubou as ações da estatal, que perdeu mais de R$ 55 bilhões em valor de mercado só na sexta-feira (8/3).

Disputa no governo

A crise foi motivada por uma disputa dentro do próprio governo. De um lado, Prates defendia distribuir aos acionistas 50% dos recursos que sobraram no caixa após o pagamento dos dividendos regulares.

Na outra ponta, Rui Costa o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendiam reter esse dinheiro em um fundo de reserva; tese que acabou vencedora, por decisão de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?