metropoles.com

Haddad começa a fazer o dever de casa sugerido por Lira

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, procurou líderes da Câmara no feriadão em busca de apoio para votar MP que pode render R$ 35 bilhões

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Congresso
1 de 1 Imagem colorida do O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Congresso - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, começou, ainda no feriadão, a fazer o dever de casa sugerido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Em reunião na terça-feira (31/10), Lira sugeriu que Haddad procurasse líderes partidários em busca de apoio para votar uma medida provisória que pode render R$ 35 bilhões à União em 2024.

A MP em questão trata da subvenção do ICMS e é considerada pela equipe econômica como fundamental para o plano de alcançar a meta de déficit zero nas contas públicas no próximo ano.

O ministro da Fazenda seguiu a orientação do presidente da Câmara e passou a ligar para líderes de bancadas da Casa, para tentar destravar a votação da medida provisória.

Um dos que receberam ligações do chefe da equipe econômica durante o fim de semana para falar sobre a MP foi o líder do PSD na Câmara, deputado Antônio Brito (BA).

Ainda como parte da estratégia, Haddad deve participar, nesta quarta-feira (8/11), da reunião do colégio de líderes da Câmara para falar sobre a proposta.

Lira jogou a real

Como noticiou a coluna, em reunião na terça, da qual o presidente Lula também participou, o ministro da Fazenda fez um apelo a Lira para que a MP da subvenção seja votada ainda em 2023.

Responsável por decidir quando a proposta será votada, Lira prometeu ajudar, mas jogou a real para o ministro, ao deixar claro que há muita resistência à medida, sobretudo de políticos do Norte e Nordeste.

A resistência se deve ao fato de que a MP muda as regras de tributação de incentivos fiscais e exclui incentivos concedidos pelas superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?