metropoles.com

Haddad e ministros minimizam salário mínimo maior fixado por Tarcísio

Fernando Haddad e outros ministros do governo Lula lembram que não há novidade em São Paulo ter salário mínimo superior ao nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Haddad Fazenda
1 de 1 Haddad Fazenda - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e alguns de seus colegas no governo Lula minimizaram, nos bastidores, a decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de propor no estado um salário mínimo com valor superior ao piso nacional.

No domingo (30/4), Lula anunciou, em cadeia de rádio e TV, que o salário mínimo nacional será de R$ 1.320. Enquanto isso, Tarcísio prometeu levar uma proposta à Assembleia Legislativa de São Paulo com valor de R$ 1.550 para o mínimo no estado.

Após o anúncio de Tarcísio, Haddad fez questão de lembrar a interlocutores que o aumento do salário mínimo em São Paulo acima do piso nacional também foi uma de suas promessas de campanha, quando disputou o governo paulista em 2022.

Outros ministros do governo Lula também foram na mesma linha de Haddad, ao serem questionados pela coluna sobre o assunto. “Sempre foi assim, o mínimo paulista maior do que o nacional. Há bastante tempo”, minimizou um ministro do Palácio do Planalto.

Aliados de Tarcísio, por sua vez, ressaltam que o  aumento do salário mínimo em São Paulo proposto pelo governador será de 20,7%, mais que o dobro dos 8,9% de reajuste do piso nacional e que os 10,3% concedido em 2022 para o mínimo estadual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?