metropoles.com

Haddad dobra aposta em MP de R$ 35 bi, mas Lira joga a real

Presidente da Câmara alertou Fernando Haddad que MP enfrenta resistência, sobretudo de governadores e parlamentares do Norte e Nordeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Haddad e Arthur Lira, em entrevista coletiva, com microfones de emissoras à frente - Metrópoles
1 de 1 Haddad e Arthur Lira, em entrevista coletiva, com microfones de emissoras à frente - Metrópoles - Foto: Reprodução

Em meio à pressão de alas do governo por uma mudança na meta fiscal de 2024, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu dobrar a aposta na aprovação de uma medida provisória que pode render R$ 35 bilhões.

A MP em questão trata da subvenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, e é considerada por Haddad como fundamental para seu plano de alcançar a meta de déficit zero nas contas públicas.

Em conversas com parlamentares nos últimos dias, o ministro da Fazenda passou a dizer que a medida provisória é tão importante para o governo Lula em 2024 quanto foi a PEC da Transição em 2023.

Haddad fez o apelo diretamente ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em reunião com o deputado e o presidente Lula na noite da terça-feira (31/10), no Palácio do Planalto.

Responsável por decidir quando a MP será votada, Lira até prometeu ajudar, mas jogou a real para o ministro, ao dizer que há muita resistência à proposta, sobretudo de governadores e parlamentares do Norte e Nordeste.

A resistência se deve ao fato de que a medida provisória muda as regras de tributação de incentivos fiscais e exclui incentivos concedidos pelas superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?