metropoles.com

Há oito anos, Adolfo Sachsida dava solução para controlar inflação

Novo ministro de Minas e Energia dizia, durante o governo Dilma, ser contra redução do preço da energia e desonerações sobre combustíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agencia Senado
Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica
1 de 1 Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica - Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, apresentou, há oito anos, uma solução para a crescente inflação brasileira.

Antes de entrar para o governo de Jair Bolsonaro como um dos mais ferrenhos defensores do presidente, Sachsida compartilhava opiniões sobre economia em seu canal no YouTube. E avisou que, em sua visão, não adianta congelar o preço do combustível, nem da energia elétrica – dois dos atuais vilões do aumento de preços.

“O que não funciona (para controlar a inflação)? É fácil: congelamento de preços não funciona. Então, essa estratégia que o governo estava usando, até pouco tempo atrás, ao congelar o preço da gasolina e abaixar o preço da energia elétrica, não são medidas de combate à inflação”, afirma no vídeo.

Outra atitude reprovada por Sachsida consiste em utilizar a política tributária como forma de controlar a inflação – algo equivalente à redução do ICMS sobre combustíveis defendida por Jair Bolsonaro.

“O que a política tributária faz é, quando o governo dá uma desoneração tributária, o preço do produto cai. Mas, ao mesmo tempo em que o preço do produto cai, o governo deixou de arrecadar. Então, aquele dinheiro que o governo ia usar para comprar o remédio desapareceu também. Você está jogando sujeira para baixo do tapete”, diz.

Sachsida foi nomeado como ministro de Minas e Energia após Bento Albuquerque ser exonerado do cargo, nesta quarta-feira (11/5). O almirante de esquadra, que ocupava o posto desde o início do governo, saiu após a Petrobras, estatal ligada à pasta, anunciar um novo aumento de 8,87% no preço do óleo diesel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?