Guerra da Ucrânia gera tensão com russos em reunião do G20 em Belém
Alguns países presentes no G20 Turismo fizeram críticas a Rússia por causa da guerra na Ucrânia, o que desagradou o ministro russo
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com uma temática mais “leve”, a guerra entre Rússia e Ucrânia gerou o principal momento de tensão na reunião do G20 de Turismo neste sábado (21/9) em Belém (PA).
Segundo participantes da reunião, alguns ministros do Turismo dos países do G20 reclamaram que o conflito bélico atrapalha o fluxo de turistas na região, o que gerou o momento mais tenso do encontro.
Diante disso, o representante russo lamentou que “sempre tentam politizar” as reuniões temáticas do G20, mesmo a de Turismo. As reclamações sobre a guerra já ocorreram em outros encontros.
Desta vez, entretanto, o ministro do Turismo brasileiro, Celso Sabino, presidente do grupo setorial, conseguiu contornar a questão. O tema, no entanto, não foi incluído na declaração final do grupo, como mostrou a coluna.
Sabino confessou a aliados que considerou uma vitória a declaração e que, ao contrário de outras reuniões setoriais, houve uma foto do encontro com a presença de todos os participantes, incluindo o enviado russo.