metropoles.com

Guedes já admite que Bolsonaro pode inviabilizar saída para precatórios

Integrantes STF e do TCU avisaram ao ministro da Economia que só falas prévias do presidente da República já azedaram o clima para o acordo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Paulo Guedes, ministro da economia
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da economia - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já admite a interlocutores que o discurso do presidente Jair Bolsonaro nos atos de 7 de Setembro, nesta terça-feira, deve inviabilizar de vez o acordo com as cúpulas do Legislativo e do Judiciário para reduzir o “meteoro” de R$ 89,1 bilhões em precatórios que a União precisará pagar em 2022.

Há três semanas, Guedes e as cúpulas do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) vinham costurando uma solução para reduzir o montante a ser pago no próximo ano para R$ 39,9 bilhões. O acordo seria selado por uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sem precisar aprovar uma PEC no Legislativo.

Nos últimos dias, no entanto, integrantes STF e do Tribunal de Contas da União (TCU) avisaram a Guedes que os recentes discursos de Bolsonaro com ataques a ministros do Supremo já foram suficientes para azedar o clima. Um ministro de um desses tribunais disse à coluna nessa segunda-feira (6/9) que a negociação “já era”.

A expectativa é de que as remotas possibilidades de reavivar o acordo caiam por terra de vez após os discursos de Bolsonaro nesta terça, durante atos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Avenida Paulista, em São Paulo. Segundo auxiliares presidenciais, a expectativa é de que Bolsonaro faça duros ataques ao STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?