metropoles.com

Grupo católico rezará terço “contra o comunismo” em atos pró-Bolsonaro

Instituto ultraconservador católico participará dos atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro em São Paulo e no Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ato 7 de Setembro com Jair Bolsonaro na Avenida Paulista em SP
1 de 1 Ato 7 de Setembro com Jair Bolsonaro na Avenida Paulista em SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A organização ultraconservadora católica “Instituto Plínio Correa de Oliveira”, derivada da antiga TFP (Tradição, Família e Propriedade), estará presente nas manifestações pró-Jair Bolsonaro na Avenida Paulista e na Praia de Copacabana, nesta quarta-feira, 7 de Setembro.

A entidade convocou bolsonaristas para rezar um “terço contra o comunismo” durante os atos em São Paulo e no Rio. Também haverá encontros com o mesmo objetivo em Belo Horizonte e em cidades menores, como São João Del Rei (MG) e Campos dos Goytacazes (RJ).

O instituto tem entre suas lideranças o atual chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orléans e Bragança. Foi na sede dele, localizada em São Paulo, onde foi velado Dom Luiz, irmão Dom Bertrand e antigo chefe da família. Ele faleceu em junho deste ano.

Dom Bertrand, por sua vez, deverá estar em Brasília, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. A expectativa é de que ele participe de atos pró-monarquia que acontecerão durante as manifestações convocadas por Jair Bolsonaro (PL) na Esplanada dos Ministérios.

O instituto

A TFP, grupo do qual deriva o Instituto Plínio Correa de Oliveira, ganhou notoriedade no Brasil nos anos 60. Ela foi uma das organizações que convocou a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” em março de 1964, ato de apoio ao golpe militar que aconteceria em 1º de abril do mesmo ano.

Como mostrou a coluna, o instituto endossa as ideias de Bolsonaro de que é necessário enfrentar o PT para evitar a volta do “comunismo” ao País. Eles já gravaram um vídeo dizendo que “uma seita vermelha quer voltar ao poder no Brasil”, sem citar diretamente o PT, partido de Lula, cuja bandeira é vermelha.

Na terça-feira (6/9), Bolsonaro participou de uma missa em Brasília. Nela, o presidente proferiu a oração à Nossa Senhora Aparecida no altar da igreja, discursou ao público presente, pedindo a Deus que o povo brasileiro “não experimente dores do comunismo”, e chegou a chorar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?