Governo nomeia substituto de general acusado de abuso sexual na Defesa
Governo nomeou novo diretor para programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, 3 meses após exoneração de general acusado de abuso sexual
atualizado
Compartilhar notícia
Quase três meses após a exoneração do general Ubiratan Poty por denúncias de abuso sexual, o governo Lula escolheu novo diretor para o Calha Norte, programa vinculado ao Ministério da Defesa.
Nesta terça-feira (26/11), a Casa Civil nomeou para o posto Franselmo Araújo Costa. Até então, Franselmo ocupava o cargo de chefe de gabinete da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa.
A nomeação ocorre num momento de transição do Calha Norte, conhecido nos bastidores como a “Codevasf” do Ministério da Defesa, por ser um dos destinos favoritos de emendas do Centrão.
A partir de 1º de janeiro de 2025, o programa deixará a aba da Defesa e passará a ser vinculado ao Ministério da Integração Nacional, conforme anunciado em setembro pelas duas pastas.
A denúncia de assédio sexual
Poty foi exonerado do posto em julho, após denúncias de abuso sexual contra uma funcionária terceirizada. O crime teria ocorrido durante viagem oficial a Manaus, entre 15 e 19 de julho deste ano.
Segundo a denúncia, a funcionária terceirizada teria sido abusada no decorrer de um jantar com autoridades locais para celebrar o fim da visita, um dia antes de a delegação retornar para Brasília.