Líder do governo Lula aposta que veto ao PL das saidinhas será mantido
Líder do governo na Câmara, José Guimarães diz que “conversas estão avançando” e que veto de Lula ao PL das Saidinhas será mantido
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Lula está otimista quanto à possibilidade de manter o veto do presidente da República ao polêmico projeto que acaba com as saídas temporárias de presos em datas comemorativas, o chamado “PL das saidinhas”.
À coluna, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que esta trabalhando em “negociações políticas” e que acredita que conseguirá manter o veto, considerada uma “questão central” para Lula.
“Vamos manter o veto. As conversas têm sido positivas. Essa é uma questão central para o Lula”, disse Guimarães.
O veto ao PL das Saidinhas deve ser apreciado pelos parlamentares na próxima sessão do Congresso Nacional, marcada para a terça-feira (28/5). Em duas outras sessões, o veto acabou retirado de pauta por falta de acordo.
Entenda o veto de Lula
Lula vetou apenas um trecho do projeto das saidinhas aprovado pelo Congresso: o que proibia a saída de presos para visitar a família. Originalmente, o projeto permitia saídas apenas para que detentos trabalharem ou estudarem.
O veto foi uma sugestão do Ministério da Justiça, comandado atualmente pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski. Assim que anunciado, parlamentares de oposição começaram a articulação para derrubar o veto de Lula.