metropoles.com

Governo Lula vai suspender dívida do RS com a União por 3 anos

Lula vai anunciar nesta segunda-feira (13/5) a suspensão, por 3 anos, do pagamento das parcelas da dívida do Rio Grande do Sul com a União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
imagem colorida lula e eduardo leite no planalto - metrópoles
1 de 1 imagem colorida lula e eduardo leite no planalto - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo Lula vai propor a suspensão, por três anos, do pagamento das parcelas mensais da dívida do Rio Grande do Sul com a União, em razão das fortes chuvas que atingem o estado.

A medida foi comunicada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, a integrantes do governo, em reunião na manhã desta segunda-feira (13/5), e deve ser oficialmente anunciada por Lula à tarde.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, a moratória deve dar um alívio de cerca de R$ 10 bilhões aos cofres do Rio Grande do Sul durante a catástrofe que atinge a região.

O período de três anos atende aos anseios do governo gaúcho. Em entrevista nesta segunda, o vice-governador do estado, Gabriel Souza (MDB), chegou a pedir a moratória por esse período.

O Ministério da Fazenda, por sua vez, defendia um período menor. Inicialmente, a pasta propôs suspender o pagamento da dívida até dezembro de 2024, mas depois sugeriu dois anos.

Lula convoca reuniões

Como noticiou a coluna, Lula convocou duas reuniões importantes para esta semana, em Brasília, com objetivo de discutir a tragédia vivida pelo Rio Grande do Sul por causa das fortes chuvas.

A primeira será a reunião ministerial de emergência convocada pelo presidente da República para a tarde desta segunda no Palácio do Planalto.

Já na quinta-feira (16/5), Lula convocou o chamado Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, também para tratar da situação no Rio Grande do Sul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?