Governo Lula quer fechar acordo Mercosul-UE no 1º semestre de 2023
Número 2 do MDIC, Márcio Elias Rosa diz que expectativa do governo Lula é concluir acordo entre o Mercosul e a União Europeia ainda em 2023
atualizado
Compartilhar notícia
Lisboa – O governo Lula quer fechar ainda no primeiro semestre de 2023 o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, afirmou neste domingo (23/4), em Portugal, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa.
“A expectativa é que feche ainda este ano, nesse primeiro semestre, como é o nosso desejo”, afirmou Elias Rosa em coletiva de imprensa.
Segundo o secretário do MDIC, para conclusão do acordo faltam apenas o “equilíbrio” entre os países do Mercosul em relação às condições exigidas pela União Europeia. Entre as exigências dos europeus, está a regulamentação da legislação trabalhista nos países do bloco sul-americano.
Elias Rosa avaliou que nenhuma das condições impostas pela União Europeia é “intransponível”. “Vamos fechar (o acordo) este ano, o quanto antes”, reforçou o secretário, que representa o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, na viagem de Lula a Portugal.
No domingo (22/4), o presidente brasileiro prometeu trabalhar para concluir o acordo. “No que depender de mim, a gente vai fazer o acordo União Europeia e Mercosul. Faltam pequenos ajustes, mas temos condições de fazer”, declarou o petista, também em Lisboa.