Governo Lula nomeia ex-deputado olavista para diretoria da Sudene
Ex-deputado Heitor Freire (União Brasil), que se diz seguidor de Olavo de Carvalho, foi nomeado pelo governo Lula para diretoria da Sudene
atualizado
Compartilhar notícia
Ainda em busca de consolidar uma base de apoio no Congresso Nacional, o governo Lula nomeou nesta quinta-feira (11/5), para um cargo no Executivo, um ex-deputado federal do União Brasil que se dizia olavista e apoiador de Jair Bolsonaro.
Heitor Freire (União-CE) ganhou o cargo de diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.
Freire foi eleito deputado federal em 2018 pelo então PSL, mesmo partido pelo qual Bolsonaro se elegeu naquele pleito. O ex-parlamentar chegou a comandar a sigla no Ceará, além de presidir o Movimento Direita Ceará, de cunho conservador.
Em suas redes sociais, Freire diz ser aluno do principal “guru” do bolsonarismo: Olavo de Carvalho, morto em 2022. Ele também mantém uma sequência de fotos apontando “crimes” da ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016.
O ex-deputado chegou a compartilhar “memes” de cunho machista contra Dilma. Ele também postava com frequência crítica ao PT e suas políticas, especialmente as anti-armamentistas, e se diz autor de uma ação que tinha como alvo “acabar com o PT”.
Freire tentou se reeleger em 2022, mas não conseguiu. Ele obteve apenas 48.888.
Após a publicação da matéria, o perfil de Heitor no Facebook foi excluído.
União emplaca mais um
Além de Heitor, o governo Lula também nomeou mais um indicado do União Brasil nesta quinta. Narcélio Moreira Albuquerque foi nomeado pela Casa Civil como diretor administrativo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
O novo diretor foi indicado pela deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil-CE), de quem era secretário parlamentar na Câmara. Ele também chegou a ser chefe de gabinete quando ela era deputada estadual no Ceará.