Governo Lula inicia processo para reabrir embaixada na Venezuela
Encarregado de negócios designado por Lula para reabrir a embaixada do Brasil na Venezuela começou a trabalhar na quarta-feira (18/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Lula iniciou, nesta semana, o processo de reabertura da embaixada do Brasil na Venezuela. A representação diplomática havia sido fechada durante o governo Bolsonaro.
Os trabalhos de reabertura estão sendo conduzidos pelo embaixador Flávio Macieira, desginado pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como encarregado de negócios do Brasil naquele país.
Macieira chegou a Caracas nesta quarta-feira (18/1). Segundo fontes do Itamaraty, ele já está com a “mão na massa” para viabilizar a reabertura da embaixada e do consulado brasileiro na capital venezuelana.
📰 #EsNoticia | Venezuela recibe al nuevo Encargado de Negocios de Brasil designado en Venezuela, Flávio Macieira (+Detalles) 👇https://t.co/wJXrfd0JpK#BastaDeTerrorismoEconómico pic.twitter.com/GIGiPQxrdr
— Cancillería Venezuela 🇻🇪 (@CancilleriaVE) January 19, 2023
A coluna apurou que o embaixador foi convidado pelo ministro das Relações Exteriores para a missão na sexta-feira (13/1). O movimento foi antecipado pelo colunista Guilherme Amado.
Macieira deve permanecer como prinicipal representante diplomático do Brasil na Venezuela até que o chanceler Mauro Vieira defina quem será o embaixador brasileiro no país vizinho.
Ministro de Primeira Classe desde 2007, Macieira já chefiou embaixadas brasileiras em diversos países. Entre eles, na Nicarágua, em 2008; na Noruega, em 2012; e no Panamá, em 2016.