Governo Lula indica que suspenderá pagamento da dívida do RS com União
Ministros de Lula ouvidos pela coluna dizem que chances de governo federal suspender pagamento da dívida do RS com a União chegam a 90%
atualizado
Compartilhar notícia
Ministros de Lula dizem, nos bastidores, serem grandes as chances de o governo federal suspender o pagamento da parcela mensal da dívida do Rio Grande do Sul com a União, após as fortes chuvas que atingiram o estado.
A suspensão foi pedida pelo governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB). O tucano quer suspender o pagamento da dívida com a União e dos encargos financeiros decorrentes dela, pelo período que durar a reconstrução do estado.
Segundo quatro ministros de Lula ouvidos pela coluna nas últimas horas, sendo dois do Palácio do Planalto e um da área econômica, as chances de o governo suspender o pagamento da dívida variam hoje de “70%” a “90%”.
Haddad discute suspensão da dívida do RS
O assunto já está sendo tratado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A coluna apurou que o chefe da equipe econômica discutiu o tema em reunião com secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, na segunda-feira (6/5).
A interlocutores, porém, Haddad disse ainda não ter tomado uma decisão. Antes de bater o martelo, o ministro pretende conversar com o governador do Rio Grande do Sul sobre o tema.
A previsão no governo federal é que a equipe econômica decida sobre o assunto até o fim desta semana e leve a decisão para o presidente Lula, a quem caberá a palavra final.