metropoles.com

Governo Lula desistiu de indulto para presas por “cenário político”

Ata de reunião de conselho do Ministério da Justiça mostra que governo Lula desistiu de indulto a presas “devido a cenário político”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula anuncia Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça 27
1 de 1 Lula anuncia Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça 27 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O governo Lula teria desistido de conceder, no Dia das Mães deste ano, em maio, um indulto a mulheres presas por causa do “cenário político”.

O motivo foi exposto na reunião do Conselho Nacional de Política Penitenciária (CNPCP) do dia 22 de maio, na qual foi anunciada que o indulto não seria publicado pelo governo.

Segundo a ata da reunião, o decreto do indulto chegou a ser encaminhando pelo conselho ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, mas não foi publicado. O motivo da decisão foi o “cenário político”.

À época, o governo federal já enfrentava fortes críticas no Congresso Nacional em razão do veto de Lula ao projeto que limitava as saidinhas de presos.

“[A minuta do decreto] foi encaminhada diretamente pelo presidente do CNPCP ao ministro da Justiça. Contudo, devido ao cenário político, o governo optou por não prosseguir com a publicação do decreto”, diz a ata, sem dar mais detalhes.

Dias após a reunião do conselho, em 28 de maio, o Congresso derrubou o veto de Lula ao trecho do PL das Saidinhas que proibia saídas temporárias de presos para visitar familiares.

A coluna procurou o presidente do CNPCP, Douglas de Melo Martins, para entender o que seria esse cenário político, mas ele não respondeu. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?