metropoles.com

Governo endurece classificação de dois filmes da saga “Harry Potter”

Coordenadoria ligada ao Ministério da Justiça retirou a classificação de “livre” de dois filmes da saga do bruxo adolescente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Papel Pop/Reprodução
Harry Potter
1 de 1 Harry Potter - Foto: Papel Pop/Reprodução

O governo federal decidiu rever a classificação indicativa de dois filmes da série “Harry Potter“. Em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (5/1), o Ministério da Justiça retirou a classificação de “livre” de dois episódios da série de longas-metragens lançados nos anos 2000.

Os filmes que deixaram de ser recomendados a todos os públicos foram: “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, que agora tem classificação de “não recomendado para menores de 10 anos”, e “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, cuja classificação passa a ser “não recomendado para menores de 12 anos”.

O primeiro filme cuja classificação indicativa foi alterada foi lançado em 2004, ou seja, há 17 anos. Já “Harry Potter e a Ordem da Fênix” estreou nas telas de cinema em 2007, ou seja, 14 anos atrás. Atualmente, as obras estão disponíveis em plataformas streaming.

A Coordenação de Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça argumenta que os dois filmes merecerem a reclassificação por apresentar “conteúdo violento brando atenuado por contexto fantasioso”. Segundo o órgão, a orientação foi revista após a “denúncia de um cidadão”.

Em novembro de 2021, a série comemorou 20 anos do lançamento do primeiro filme da saga “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Para celebrar a data, foi lançado um especial via streaming com um reencontro dos atores que participaram dos oito filmes da franquia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?