Governo endurece classificação de dois filmes da saga “Harry Potter”
Coordenadoria ligada ao Ministério da Justiça retirou a classificação de “livre” de dois filmes da saga do bruxo adolescente
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal decidiu rever a classificação indicativa de dois filmes da série “Harry Potter“. Em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (5/1), o Ministério da Justiça retirou a classificação de “livre” de dois episódios da série de longas-metragens lançados nos anos 2000.
Os filmes que deixaram de ser recomendados a todos os públicos foram: “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, que agora tem classificação de “não recomendado para menores de 10 anos”, e “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, cuja classificação passa a ser “não recomendado para menores de 12 anos”.
O primeiro filme cuja classificação indicativa foi alterada foi lançado em 2004, ou seja, há 17 anos. Já “Harry Potter e a Ordem da Fênix” estreou nas telas de cinema em 2007, ou seja, 14 anos atrás. Atualmente, as obras estão disponíveis em plataformas streaming.
A Coordenação de Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça argumenta que os dois filmes merecerem a reclassificação por apresentar “conteúdo violento brando atenuado por contexto fantasioso”. Segundo o órgão, a orientação foi revista após a “denúncia de um cidadão”.
Em novembro de 2021, a série comemorou 20 anos do lançamento do primeiro filme da saga “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Para celebrar a data, foi lançado um especial via streaming com um reencontro dos atores que participaram dos oito filmes da franquia.