metropoles.com

Governo brasileiro se articula para comprar pílula contra Covid da Merck

Integrantes do Planalto e do Ministério da Saúde monitoram estudos sobre o comprimido e já teriam feito contatos iniciais com a farmacêutica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
pilula
1 de 1 pilula - Foto: Divulgação

O governo brasileiro já começou a se articular para comprar o primeiro comprimido contra a Covid-19 com eficácia comprovada, desenvolvido em fase experimental pela farmacêutica Merck, no Brasil registrada como MSD.

Chamada de molnupiravir, a pílula oral reduziu os riscos de internações ou morte pela doença em cerca de 50% durante os estudos da fase 3, conforme anúncio feito pela empresa na última sexta-feira (1º/10).

A articulação para compra e inclusão do medicamento no SUS tem sido feita por integrantes do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde, que monitoram há algum tempo os testes do comprimido.

Segundo apurou a coluna, integrantes do governo brasileiro já teriam, inclusive, feito contatos iniciais com a MSD, companhia que se chama “Merck, Sharp & Dohme” nos Estados Unidos e no Canadá.

Pioneiro

Fontes do Palácio do Planalto informaram à coluna que o objetivo é que o Brasil seja um dos primeiros compradores do comprimido, quando o fármaco obtiver aprovação das autoridades sanitárias para ser comercializado.

Na semana passada, a MSD anunciou que planeja pedir autorização para uso de emergência da pílula nos Estados Unidos e em outros países, o “mais rápido possível”.

Para integrantes da ala política do governo, se concretizada, a compra do comprimido seria uma forma de fazer o presidente Jair Bolsonaro abandonar o discurso em defesa de medicamentos como a cloroquina.

Segundo a MSD, o molnupiravir age interferindo com uma enzima que o coronavírus usa para copiar seu código genético e se reproduzir. O remédio mostrou atividade semelhante contra outros vírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?