metropoles.com

Governistas questionarão Maia sobre proibições à imprensa na CPMI

Parlamentares da base do governo deverão questionar publicamente presidente da CPMI, Arthur Maia, sobre ato com restrições a jornalistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Arthur Maia (União-BA) durante depoimento na CPMI 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Presidente Arthur Maia (União-BA) durante depoimento na CPMI 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Deputados da base governistas devem questionar nesta terça-feira (29/8) o presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), pelo ato que impõe uma série de proibições aos jornalistas que acompanham a comissão.

A ideia é fazer um questionamento público antes da oitiva do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira.

Na visão de parte dos aliados do governo Lula, Maia não tem autoridade para determinar o que pode e o que não pode ser publicado pela imprensa. Nem de impedir jornalistas credenciados pelo Senado de acompanhar a CPMI.

Nessa segunda-feira (28/8), Arthur Maia baixou uma ato para a CPMI do 8 de Janeiro no qual ameaça “sanções” a jornalistas e fotógrafos que acompanham os trabalhos da comissão de inquérito.

Maia quer impedir, por exemplo, a divulgação de “imagens de conteúdo privado de terceiros sem autorização” e informações “privadas ou classificadas como confidenciais” pela comissão “sem expressa autorização”.

Antes disso, Maia impediu a entrada do repórter-fotográfico Lula Marques, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), após fazer uma foto do celular do senador Jorge Seif (PL-SC), que conversava com uma assessora sobre a operação contra Jair Renan Bolsonaro, filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?