metropoles.com

Governo evita falar em “retaliação” por votação dos Precatórios

Objetivo é mudar a posição de parlamentares da base aliada que não votaram favoravelmente à PEC na última quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/ Metrópoles
deputado ricardo barros
1 de 1 deputado ricardo barros - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

O placar apertado para aprovar a PEC dos Precatórios fez aliados do governo Jair Bolsonaro na Câmara evitarem falar em “retaliações” sobre parlamentares que não votaram a favor da proposta. Na ponta do lápis, nenhum voto pode ser descartado para a aprovação em segundo turno da PEC. A votação está marcada para a próxima terça-feira (9/11).

O líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), é um dos que tem pregado o diálogo ao ser questionado sobre parlamentares “traidores”. “Vamos conversar, argumentar (com os deputados da base que votaram contra a PEC)”, afirmou Barros à coluna.

A preocupação é especialmente com as “ausências”, parlamentares que não comparecerem ao Congresso na sessão. E que agora precisam estar presentes para o segundo turno.

“Tínhamos quase 60 deputados ausentes na votação, não vai acontecer isso na terça-feira, teremos um quórum maior”, disse o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) após reunião de líderes na quinta-feira (4/10).

Saiba o que são os precatórios.

Também há o temor de que PDT e PSB, dois partidos de oposição em que parte das bancadas votaram favoravelmente à PEC, entreguem menos votos no segundo turno. O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, decidiu suspender a pré-campanha em protesto aos votos da sigla.

A irritação da oposição com a PEC é o espaço no teto aberto não para o Auxílio Brasil, mas para as chamadas emendas do relator do Orçamento. Este tipo de emenda, conhecida também como orçamento secreto, tem sido usada pela base aliada para agraciar parlamentares governistas. E inundará de recursos o Centrão em pleno ano eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?