metropoles.com

Governistas apontam 2 depoimentos para apurar caso das joias na CPMI

Governistas não desistem de convencer o presidente da CPMI do 8/1, Arthur Maia, de apurar caso das joias com depoimentos na comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e o deputado federal Arthur Maia (União-BA) durante CPMI atos 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e o deputado federal Arthur Maia (União-BA) durante CPMI atos 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os governistas da CPMI do 8 de Janeiro não desistiram de convencer o presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA), a apurar fatos ligados à tentativa de vender as joias que Jair Bolsonaro (PL) recebeu como presentes oficiais.

Parlamentares da comissão dizem que irão se reunir com Maia e pedir a votação de alguns requerimentos que acreditam ligar os atos antidemocráticos do 8 de janeiro com as joias.

Duas convocações são vistas como uma “porta de entrada” para o tema na comissão. A primeira já foi inclusive aprovada pelo colegiado: a oitiva do sargento Luís Marcos dos Reis, que trabalhava na ajudância de ordens de Bolsonaro.

O nome de Reis aparece em relatório do Coaf movimentando R$ 3,34 milhões entre 1º de fevereiro de 2022 e 8 de maio deste ano, algo incompatível com sua renda. Ele ainda recebeu e repassou recursos para o tenente-coronel Mauro Cid.

A outra convocação é de Osmar Crivelatti, segundo-tenente do Exército e também parte da equipe de Mauro Cid. Ele foi alvo de operação da Polícia Federal, na sexta-feira (11/8), que apura a tentativa de vender presentes oficiais.

Antes mesmo da operação da PF, parlamentares protocolaram seis pedidos de convocação de Crivelatti, para apurar seu suposto envolvimento nos atos antidemocráticos.

A ideia ainda é, após os depoimentos, convencer Maia da importância de se aprofundar no caso das joias. O alvo final é a quebra de sigilo bancário e telemático de Jair Bolsonaro e sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?