metropoles.com

Governador do RJ vê ação política da PF e pedirá anulação de relatório

A aliados, governador do RJ, Cláudio Castro, reclamou de ter sido indiciado pela PF sem ser ouvido antes

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Alvarenga
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro
1 de 1 O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro - Foto: Luis Alvarenga

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), recebeu com indignação o relatório no qual a Polícia Federal (PF) o indiciou por suspeita de ao menos dois crimes: corrupção passiva e peculato.

O indiciamento veio à tona nesta terça-feira (30/7) como conclusão de uma investigação sobre desvio de recursos de programas do estado entre 2017 e 2020, quando Castro era vereador e vice-governador do Rio.

Segundo aliados, o governador avalia que o indiciamento seria fruto de perseguição política da PF do Rio. Castro é do mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e derrotou Marcelo Freixo (PT-RJ) na eleição de 2022.

Nos bastidores, o governador reclamou, em especial, de estar sendo indiciado só agora por crimes que supostamente teriam ocorrido entre 2017 e 2020, quando ainda não estava à frente do Palácio Guanabara.

Governador pedirá anulação de relatório

Castro também reclamou a interlocutores que a PF o indiciou sem sequer ouvi-lo antes. Por esse motivo, a defesa do governador pedirá a anulação do relatório, alegando “cerceamento de defesa”.

O indiciamento foi revelado nesta terça pelo portal Uol e confirmado pelo Metrópoles. O caso foi remetido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), corte responsável por analisar ações envolvendo governadores.

O STJ, por sua vez, enviou o inquérito para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Caberá ao órgão, então, decidir se apresenta ou não denúncia contra Cláudio Castro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?